Publicado por: SóCurriculos.com
Data de Publicação: 02/12/2014

O seu ego pode atrapalhar você

super ego

Você já tentou várias táticas para se tornar mais criativo mais ainda tem dificuldades em formular ideias inovadoras?

 

Saiba que o problema pode não ser o método, mas o lado psicológico que está afetando a sua criatividade. Isso acontece porque o processo criativo é altamente subjetivo e, portanto, sofre a ação direta dos fatores emocionais.

 

Nesse caso, o seu ego pode ser uma barreira para o seu desenvolvimento. Um dos motivos está no medo de errar: ao atingir uma reputação renomada, é normal que as pessoas tenham medo de se arriscar, mas isso é um entrave para quem quer tentar coisas novas.

 


Outro fator é o inconsciente. Ao ter uma ideia rejeitada, por exemplo, pode acontecer de que, de maneira proposital ou não, você se sinta desencorajado a contribuir tanto para o grupo e acabe interrompendo o fluxo de ideias.

 


É preciso estar atento também, se o você não está atrapalhando a inovações de outros. Muitas vezes criticar demais o trabalho dos outros, apontando sistematicamente todos os erros, pode ser sinal de um ego inflado, que não deseja que outros também conquistem o próprio espaço.

 


A melhor maneira de superar esses obstáculos é colocar os interesses pessoais de lado e assumir que o trabalho de equipe deve ser prioridade. Trabalhar a capacidade de receber críticas construtivas também é um ótimo começo para derrubar os bloqueios do ego e recuperar a confiança para inovar.


Fonte: Universia Brasil